Olá meninas,

Estou muito feliz com o convite que recebi da querida Miriam para ter uma coluna aqui no blog –  que inclusive, eu acompanho desde o início.

Por aqui estarei dividindo com vocês receitas deliciosas e dicas para facilitar a vida de vocês em relação à alimentação. Se vocês tiverem perguntas ou sugestões por favor me escrevam em hello@chefpaty.com

Pensei bastante sobre qual seria o meu primeiro post – a primeira receita para vocês nesta minha coluna .

Minha intenção é ao longo do tempo, ensinar várias receitas de papinhas gostosas e comidinhas para os bebês. E pensando nisso, a base de todas essas receitas é o caldo de legumes. Você pode comprar pronto, mas quem quiser controlar ao máximo a qualidade dos alimentos recomendo que prepare o caldo caseiro para o seu filho.

O preparo do caldo, pode até parecer um “bicho de sete cabeças”… mas eu garanto que não.

É até mais fácil se feito em grande quantidade – e dai é só você congelar. Os legumes que eu uso para esta receita, são os mais básicos e tradicionais. Fique à vontade para se aventurar, e usar a mistura que você tiver em casa – como sobras de cascas e polpas.

*É muito importante que você lave bem os ingredientes, para remover toda a sujeirinha (terrinha) que pode ficar/estar presa entre as camadas antes de colocar no caldo, ok?!

Caldo de Legumes Caseiro
Rendimento – 3 lts

Ingredientes:
2 colheres de sopa de azeite de oliva
2 cebolas cortadas grosseiramente
2 cenouras cortadas grosseiramente
2 talos de salsão cortados grosseiramente
2 talos de alho poró
Ervas a gosto – salsinha, tomilho, alecrim
1 folha de louro

Modo de Preparo:

Em uma panela grande e com lados altos, aqueça o azeite sobre fogo médio. Adicione a cebola aquecido e deixe dourar de 8 – 10 minutos. Acrescente a cenoura, salsão e alho poró e cozinhe por mais uns 10 minutos, até os legumes caramelizarem também.

Cubra os legumes com 3 1/2 litros de água fria e adicione as ervas e o louro. Quando levantar fervura abaixe o fogo e deixe apurando por umas 2 horas. Quando estiver bem apurado e saboroso retire do fogo e passe o líquido por uma peneira. Deixe esfriar em banho maria invertido antes de colocar na geladeira. O caldo pode ficar até 3 dias na geladeira ou até 3 meses congelado.

 

 

Autor

patymagalhaes

Paty Magalhaes mora em Nova York, é chef de cozinha especializada em confeitaria e criadora/editora do food blog chefpaty.com. Ela tem um sobrinho fofo de dois anos e pretende ter seus próprios filhos em breve por isso já pesquisa muito sobre alimentação infantil. Na sua coluna sobre gastronomia ela ensinará receitas práticas e deliciosas para as mamães e seus filhotes.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

*

captcha *